Os clássicos infantis de volta ao cinema e a falta de criatividade

O longo título do post já explica muita coisa, pois como você deve ter percebido, Hollywood sofre de uma crise criativa imensa, sendo a maioria dos filmes lançados hoje em dia continuações, adaptações de livros e HQs e remakes.

Mas o assunto do post é apenas os clássicos infantis ganhando uma nova versão no cinema.

Vamos citar alguns exemplos: o filme dos Smurfs, o novo dos Muppets, O Rei Leão em 3D, Toy Story 3, do ano passado, e em breve será lançado um prelúdio de Monstros S.A. Todos clássicos incontestáveis, e garantias de boa bilheteria.

Acredito que isso deva ao fato de que criar novas animações que prendam as crianças está cada vez mais difícil, e os estúdios tentam apelar para produções que elas já conhecem e gostam, ou que seus pais gostavam, na esperança que eles levem os filhos para ver também.

E o exemplo não é só do cinema, inclusive na televisão está acontecendo isso, como o remake de Thundercats.

Essa crise criativa só contribui que se lancem muitos filmes que têm uma fórmula já usada, e embora na maioria das vezes o filme seja ótimo, não é a mesma coisa de assistir a um filme original, como Megamente (que infelizmente ainda não assisti) ou Meu Malvado Favorito (esse sim eu assisti), ambas ótimas animações do ano passado.

Eu sou fã das animações da Pixar, e alguns filmes dela como Wall-e são verdadeiras obras-primas. E ela nunca lançava continuações, a não ser o Toy Story 2. Mas, desde o ano passado, não sei se por exigência da Disney, pela crise criativa, ou pelo velho ditador de regras que conhecemos como dinheiro, ela se dedicou mais a continuações.

Shrek, pra mudar de exemplo, teve três filmes ótimos e um quarto que pela fórmula já muito repetida, não ficou tão bom.

Eu espero que a crise criativa que se instalou passe rápido, tanto nas animações, quanto nos filmes em live-action (como por exemplo, o reboot do Homem-Aranha. Será que só eu o acho desnecessário?). As crianças, fãs de animações, e fãs de cinema em geral merecem isso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s