Uma reflexão sobre os Achievements

É fato que hoje em dia, na atual geração de consoles, é regra você jogar qualquer game e já ir vendo quais conquistas você pode fazer nele. E é como eu li em algum lugar uma vez: “Hoje em dia, nós gamers estamos mais preocupados em fazer 1000/1000 do que realmente zerar um jogo”. Não era exatamente assim, mas você entendeu a ideia.

E eu estou usando a palavra Conquista aqui, mas claro que isso se adequa aos Trophies do PS3 também, afinal, são mesma coisa. Aliás, não é só porque eu sou caixista, mas é fato que esse sistema foi lançado no X360, e a Sony marota copiou.

As Conquistas são algo fundamental nos jogos de hoje. Afinal, são desbloquear todas elas (além de zerar o jogo, claro), as maiores responsáveis por fazermos 100% nos games atuais. E é por isso que eu não consigo fazer 100% em Assassin’s Creed II, tudo por causa da maldita conquista que manda recolher cem penas, e outra relacionada a ela.

Por falar nisso, esse é um dos pontos negativos das Conquistas: algumas são difíceis demais, quase impossíveis (como a de zerar Limbo morrendo cinco vezes ou menos), e principalmente essas de coletar coisas. Mas dane-se, eu falo isso, mas tento mesmo assim.

Mas por que isso? Mesmo sendo difícil pra cacete, por que tentamos desbloquear todas elas? Simplesmente porque elas dão o tão cobiçado Gamescore, que utilizamos pra saber se estamos acima de outros gamers.

É isso que faz um cara ficar jogando centenas de jogos, grande parte deles até muito ruins, só pra chegar à marca de 500.000 G. Sim, esse cara existe. E ,500.000, eu falo da última vez que vi uma notícia do cara, que tenta alcançar a marca de 1.000.000 G.

Mas uma coisa que gosto muito nas Conquistas, é que muitas delas são legais de se fazer, simples e divertidas, como as do ‘Splosion Man, que tem as conquistas mais legais que já vi.

Embora às vezes bem chatas e difíceis de fazer, outras muito bem elaboradas e condizentes com o clima do jogo, as Conquistas já são parte importante dos games da atualidade, e é difícil de imaginar jogar um sem elas hoje em dia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s