E esse Firefox hein?

Bem, há uns dois meses meu antigo PC deu pau, e eu comprei um Notebook. Eu usava o Windows XP no meu PC, mas como o Notebook veio com a merda do Linux (é, não gosto do Linux), eu precisaria baixar os Drivers pro Notebook pra instalar o XP nele. Então eu apelei pro Windows 7, que não gostava, mas não precisaria instalar os Drivers . Eu tinha mexido pouco nele, então daí vinha minha antipatia, mas usando ele diariamente até que gostei.

“Mas o que tem a ver esse parágrafo enorme aí com o título do texto?”, você me pergunta. É que quando eu me vi com o Windows 7 instalando , resolvi baixar logo a nova versão do Firefox, a 4 (ela é bem legal por sinal). O problema é que um mês depois ele me manda atualizar pra versão 5. “Droga, o Firefox já tá na versão 5, como pode?”, e não baixei.

Pouco tempo depois, descubro que não só tinha uma versão 5 mesmo, como uma nova versão do Firefox seria lançada a cada três( isso mesmo, TRÊS) meses. “Mas que sacanagem”, pensei. E como forma de protesto não atualizei.

E então passou um tempinho, e meu Firefox começou a travar. Ele travava principalmente quando eu assistia vídeos do Youtube. Além disso, ele estava com uns bugs estranhos quando eu clicava em alguma coisa e quando abria novas abas. Daí eu comecei a imaginar uma conspiração para que eu atualizasse para a versão 5, mas eu ainda me recusava.

E então antes de ontem foi a gota d’água, pois o Firefox travou como nunca. Então eu fiquei irado e resolvi atualizar pra versão 5. E os bugs? Sumiram, pois, como toda atualização tem que trazer por dever, a versão 5 trazia as correções deles.

Mas fora isso, e um aumento na velocidade de navegação, não vi diferenças da versão 5 pra 4. Ela poderia muito ser uma atualização rotineira, tipo um “4. 9999999999999”, mas chamar de nova versão é muito.

Aliás, essa política de lançar uma “nova versão” nesse curto espaço de tempo, pode ter o resultado inverso do que o Mozilla pretende, e ao invés de satisfazer os usuários, fazer com que eles migrem para outros browsers. Eu mesmo pensei em “migrar” de vez pro Opera (como eu disse aqui, eu tenho 4 navegadores instalados).

E é muito ruim pensar que daqui a alguns meses (uns dois, acho), vou ter que atualizar pra uma nova versão. Espero que pelo menos seja realmente uma nova versão, e não a mesma versão 4 sendo chamada de nova outra vez.

4 comentários em “E esse Firefox hein?

  1. "E como forma de protesto não atualizei."Protesto em relação a que? Eles mudarem o número da versão com mais frequência =S?Tenho acompanhado o desenvolvimento e o Firefox caminha pra um futuro muito interessante, os desenvolvedores estão bastante ativos e novas idéias não param de pipocar, assim como atualizações de monte em relação tanto ao motor de renderização quanto a própria interface (por exemplo, estão testando agora movimentação de abas animadas), vários usários dando idéias, simplesmente ignore o número da versão e atualize seu Firefox, acredite, você vai gostar do que esta vindo.Quanto a política de atualizações constantes, nós, usuários comuns, só temos a ganhar com isso, pois o navegador rapidamente se prepara para o que de mais novo a internet vem oferecendo (e atualmente a internet vem mudando muito mais rapido do que antes), inclusive a Mozilla vem tomando atitudes para que essa evolução aconteça de maneira mais rápida e procurando fazer com que nós, usuários, participemos dela. O único que perde com atualizações constantes é o meio coorporativo, para o qual a Mozilla ja deixou bem claro que não é seu foco.

  2. Ivan, primeiramente: Obrigado por comentar, ainda um comentário tõ cheio de conteúdo e opinião como esse!Bem, sobre isso eu concordo com você, mas o que me deixou com raiva foi o fato de chamarem de versão 5,quando na verdade podia ser um "4.1", pois só corrigiu uns bugs e aumentou um pouco a velocidade.Se mudassem coisas importantes, aí sim, não protestaria tanto.

  3. Valeu Renan.E realmente o Opera é bem eficiente, uso as vezes, mas todos os meu favoritos tão no Firefox. Vou passar pros outros navegadores também pra caso algum dia mudar realmente.E além disso, descobri que o Chrome pode ser usado como plataforma de jogos, e isso vai render um post aqui em breve =]

Deixe um comentário

